6 de fevereiro de 2008

Treino: Finalização + 2x1

Para hoje trago uma proposta de um exercicio de finalização como forma de dar inicio a uma situação de contra-ataque.

Legenda:

Linha Escura - deslocamento da bola

Linha Fina - deslocamento do atleta

Descrição:

Inicialmente faz-se a distribuição dos atletas em grupos de 3, da forma indicada na imagem. X1 e X3 com bola (assim como os restantes atletas da fila) e X2 sem bola. Cada baliza é ocupada por um guarda-redes. Após cada realização os atletas trocam de fila, de forma a todos passarem pelas diferentes posições iniciais.


Desenvolvimento:

Ao sinal, X1 passa a X2 e entra para finalizar. X2, assim que recebe, devolve assistindo X1 que finaliza o mais rapidamente possível. X2, após assistir X1, desce para o meio e vai fazer de defesa. Por sua vez X1, que recebe de X2 e após rematar, recebe novamente mas desta vez de X3 e procura posição no corredor lateral. X3 após passar a X1 arranca em direcção à baliza da outra metade do campo. X1 e X3 jogam contra X2 explorando situações de contra-ataque 2x1.

Objectivo:

Para além do treino dos fundamentos técnicos essenciais ao jogo (passe, recepção e finalização) em situações proximas às do jogo e da noção de dupla tarefa, esta situação tem como objectivo o treino da noção de "reenquadramento" após finalização evitando o rematar e deixar ir, por um lado, e a superação de situações de ataque em superioridade númerica, por outro.

Nota:

À imagem de todas as propostas de exercicios, deverá ter-se o cuidado de realizar o mesmo partindo dos dois corredores (e não somente do esquerdo como mostra a figura) e nos dois sentidos.

2 comentários:

Anónimo disse...

Gostava de deixar uma sugestão para este tipo de exercícios (este e o anterior, por exemplo).
Uma condicionante que eu sempre utilizei (já depois de o exercício estar assimilado) é colocar os atletas a realizá-lo em situação de fadiga. Por exemplo, obrigá-los a efectuar alguns sprints, que até podem ser misturados com alguns abdominais e flexões, e quando começam a entrar em situação de fadiga, rapidamente vão para os lugares e executam o exercício.
Isto faz com que o treino se aproxime muito da situação real de jogo, onde as situações surgem quer estejamos cansados ou não, e uma coisa é fazer as movimentações repousados e outra é fazê-lo sob pressão e em fadiga...
Ricardo Teixeira

Francisco Mendes disse...

Boa tarde Ricardo Teixeira,
Muito pertinente o comentário, aliás como foi o último.
Estou 100% de acordo cont(s)igo. Todas as propostas de treino deverão ser reformuladas/complicadas à medida que o processo avança, ou seja, o acrecentar de tarefas extra para tornar o as situações mais exigentes, conforme diz, é uma mais valia e um caminho perfeitamente saudável para a evolução. Caso contrário, após um período de exercitação, os exercicios, só por si, deixam de ter efeitos positivos.
Também estou de acordo quando diz que uma coisa é fazer os exercicios em situação de fadiga outra é fazer os mesmos em situções mais de "repouso". Sem dúvida, que é com cansaço que se treina. Costumo dizer que é no último quarto de tempo do treino que se "treina" e nem tanto na primeira metade (aqui acrescesse o cuidado a ter com questões de aprendizagem de novas situações, as quais deverão ser preparadas em situação onde o cansaço não esteja presente, assim como os aspectos relacionados com o treino da velocidade).
Continução