27 de fevereiro de 2008

Sobre o Plano de Sessão de Treino

Hoje partilho com vocês um exemplo de plano de treino.
Porquê o plano de treino? Perguntam vocês. Simples, porque o plano de treino é a unidade base da planificação. Há mesmo quem defenda- e bem, que é a base do trabalho, a célula do todo que é o treino.

Como podem observar no exemplo do plano de treino cá colocado, eu sou da opinião que inicialmente devem-se traçar objectivos e somente depois as actividades.
À primeira vista, esta frase não acrescenta nada de novo, contudo, e após uma leitura mais atenta, não é tanto assim, senão vejamos:
Por várias vezes vejo planos em que esta ordem é inversa. Ou seja, inicialmente colocam-se as actividades e depois os objectivos. Não que ache que a mesma esteja errada, somente que é reveladora da forma como o processo é pensado...incialmente as tarefas e depois os objectivos.
Na minha visão, e num prisma de análise unicamente teórico, esta não é a mais correcta pelo seguinte. O treino não é um conjunto de actividades, mas sim, uma oportunidade de atingir determinados objectivos, logo, as tarefas ou activiades propostas deverão estar subjugadas aos objectivos traçados e não surgirem apenas como que obra do acaso ou do histórico.





Read this doc on Scribd: Sessão Prática - Curso Nível 2

Nota:
Esta planificação foi realizada para a parte prática do curso de treinadores nível II.

6 comentários:

Anónimo disse...

Excelente plano treino com boa apresentação gráfica e organização adequada dos esquemas. Parabéns. Dada a extenção cujo programa Scribd poucos têm, qual a forma de poder "guardar" este plano? Agradecia um esclarecimento por favor. Saudações hoquistas
Orlando Miguel

Francisco Mendes disse...

Boa tarde Orlando,
Obrigado pelo comentário.
O plano está disponível para descarregar clicando em cima na caixa ele abre em outra página depois é so seleccionar.

Anónimo disse...

Amigo Francisco, procedi às suas "instruções" mas continuei sem conseguir tal download... há algum truque? eheh unica solução que vejo é print screen...mas queria poupar-me a essa "pirataria" =)
Orlando Miguel

Francisco Mendes disse...

Tudo bem caro Orlando, fazemos de outra forma, o meu email é o seguinte:

franciscomendes1@gmail

envie um email e logo reponderei e em anexo envio o plano

Anónimo disse...

Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ приобрести фильмы
для сайта patinado.blogspot.com

Unknown disse...

Boa tarde, sou treinador de infantis de hóquei em patins, será que me poderia enviar para o mail o plano??

andrejoaoalves@gmail.com

Melhores cumprimentos

André Alves