2 de dezembro de 2007

Treino desportivo...a influência da teoria

"...nunca consegui perceber o porquê de se trabalhar
a velocidade em linha recta nos jogos desportivos...
Mas mais estranho ainda, é o treino desta capacidade
sem bola! Será que ser rápido aos 30 metros
é um garante para ser rápido no jogo? "



Uma possível definição para a palavra Teoria poderá muito bem ser a seguinte: uma teoria não é mais que um sistema organizado de ideias e conceitos que pretendem explicar determinado fenómeno. Assim, com a natural alteração dos mais diversos fenómenos, uma teoria que se queira actualizada terá também ela de acompanhar a evolução do fenómeno em causa, para desta forma não ficar descontextualizada…terá de se revestir constantemente de novas roupagens e influências.

Sendo o desporto um fenómeno em constante evolução, a sua teoria – se é que podemos reduzir o treino desportivo a uma só teoria, não está imune a esta necessidade de constante reformulação. Nenhum de nós tem dúvidas que hoje em dia não se treina da mesma forma que se treinava há 20 ou 30 anos atrás, qualquer que seja a modalidade que analisemos

Se fizermos uma retrospectiva na “história” do treino, facilmente nos apercebemos das diferentes contextualizações, ou, se quisermos, de algumas adaptações que a própria teoria de treino sofreu ao longo dos tempos. O processo de treino dos jogos desportivos colectivos nos seus primórdios era baseado pura e simplesmente na prática mais ou menos constante desses mesmos jogos, a sessão de treino mais não era que a repetição sistemática do próprio jogo.

Com o passar do tempo, e com o cada vez maior interesse pelo jogo, novas dificuldades surgiam, e para fazer face às mesmas, houve necessidade de encontrar novas soluções. Assim, entendeu-se que o necessário, e até mesmo determinante, para que o jogador obtivesse sucesso no jogo e, por conseguinte, a equipa dominasse, era que os seus intervenientes fossem detentores de excelentes capacidades técnicas. Surgem as sessões de treinos baseados em exercícios analíticos das técnicas consideradas fundamentais ao sucesso, que, muitas das vezes, eram exercitadas de formas completamente descontextualizadas do jogo. Estávamos num período a que podemos chamar de exercitação analítica. O pressuposto baseava-se em que quanto maior o domínio da técnica pura nos treinos, mais fácil seria a sua aplicação na competição.

Com o passar do tempo, este domínio da técnica deixou de responder só por si às exigências da realidade da competição e novas necessidades se fizeram sentir.

Na procura de respostas para estas novas necessidades aparecem as influências dos desportos individuais, que, dado um conjunto de circunstâncias, encontravam-se “mais evoluídos” no que à cientificidade do treino diz respeito, e destes deu-se um especial destaque para o atletismo.

Com esta influência, começa um período que podemos denominar de “trabalho físico”, no qual o importante era o desenvolvimento até ao limite das capacidades físicas consideradas fundamentais ao jogo. Ainda que estas influências tenham sido muito úteis e vantajosas para o treino dos jogos desportivos colectivos, com o passar do tempo, constatou-se que o papel de um jogador nos jogos colectivos é muito mais complexo que o “correr” ou “saltar” com uma bola ou atrás dela…




Ultimamente, no treino para os jogos desportivos colectivos, entende-se que o fundamental é uma perfeita simbiose de ambas as capacidades técnicas e físicas, sem esquecer o aspecto táctico. Surgem os denominados treinos integrados, nos quais o principal objectivo é o desenvolvimento de aspectos físicos com alguma aplicação da técnica.

A presença da bola nestas sessões é uma constante, de forma a evitar a monotonia do trabalho físico. Contudo, a sua presença não tem outro objectivo que não seja o de “enganar” a mente dos atletas sobre o objectivo real da sessão de treino. São as longas corridas de um lado para o outro e que a meio há um passe, ou uma assistência.


Mais recentemente, porém, e segundo as mais recentes teorias do treino, tanto o trabalho físico quanto o técnico e até mesmo o táctico, devem assentar a sua exercitação em actividades nas quais se verifiquem as seguintes premissas: capacidade de análise da situação, seguida da tomada de decisão, e por conseguinte, realização ajustada à realidade Jogo e seus Tempos/Espaços.

Com esta filosofia de trabalho, os aspectos técnicos e físicos são importantes, mas o mais importante é que o seu desenvolvimento seja realizado através e em conjunto com os fundamentos e condicionantes do jogo em causa e tendo em conta as características pessoais de cada atleta. Neste tipo de trabalho há todo um conjunto de questões relacionadas com o jogo que têm de estar presentes nas propostas de treino, como sejam, as sensações e emoções retiradas do jogo por cada atleta. É o que se pode chamar treino ecológico. Neste tipo de treino, deverão estar presentes todas as condicionantes que os atletas encontram no jogo, assim, os exercícios deverão estar subordinados aos condicionalismos do próprio jogo.
A título de exemplo, nunca consegui perceber o porquê de se trabalhar a velocidade em linha recta nos jogos desportivos. Normalmente no jogo , e tirando algumas situações, a manifestação desta capacidade não se manifesta em linha recta, acresce sempre mais alguma condicionante: um desvio, uma mudança de direcção, entre outras. Mas mais estranho ainda, é o treino desta capacidade sem bola! Será que ser rápido aos 30 metros é um garante para ser rápido no jogo? A prática diz que não. No jogo é muito mais importante ser rápido a decidir e a prever, do que a “deslocar” até porque a tendência actual da grande parte dos jogos é para reduzir o tempo que o atleta tem para tomar decisões.


Os jogos estão cada vez mais velozes e não é só porque os atletas são mais ligeiros, mas, essencialmente, porque as decisões que estes tomam são mais eficazes e mais rápidas. Posto isto, e se uma das funções do treino é preparar o atleta/equipa para a competição, é de todo importante que as solicitações do mesmo estejam revestidas das mesmas solicitações e sejam treinados em condições em tudo idênticas ao jogo.


Os agentes que pensem de forma contrária facilmente deixarão de poder competir com os seus pares.


Nota- Para complemento deste texto, sugiro a leitura do texto “Tomada de decisão e o treino… de jovens” colocado a 2 Julho de 2007.

Ps – Pelo que atrás foi dito, há necessidade, cada vez mais, de temos de ter cuidado para não cair no exagero de somente fazer jogo nos treinos, como se esta fosse a forma mais correcta de o fazer. Esta situação deverá ocupar grande parte do treino , mas com as devidas imposições. E não nos podemos esquecer que o “jogo” pode revestir-se de três roupagens diferentes: jogo formal, jogo reduzido e jogo condicionado, cabe a cada um de nós saber usar das vantagens e desvantagens de cada um deles.

9 comentários:

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Anónimo disse...

Boa noite,
Ora bom, ao inicio com o tema pensei que este fosse um texto simples. Mas com o decorrer da leitura - muito suave mas com bom ritmo, concluo que é um texto muito bem conseguido. Um "história" muito bem contada sobre a arte de Treinar que termina com o de mais actual se defende na teoria de treino. Parabéns. Contudo, deixe que lhe diga, que a muitos olhos a "nova" metodologia, como bem sabe, não pode ser confundida com o "jogar" o tempo todo 5x5 no HP ou no Basquetebol, ou 7x7 no Andebol e 11x11 no Futebol, como o era nos primórdios, pois caso assim seja não há nada mais fácil que treinar: titulares de um lado e suplentes do outro. Há muito mais para além do jogo em situações de jogo, não sei se me faço entender?
Já agora é pena os treinadores que cá vêm, e acredito que venham uns quantos não só de HP, não comentem.
Uma vez mais parabens e continuação do bom trabalho que vem fazendo no "patinado", mas que ultimamente não tem sido constante...temos pena.
BM

Desporto Coimbra disse...

Obrigado.

Desde já os parabéns pelo blog. O conteúdo parece bastante interessante, qualquer coisa conte connosco para ajudar no que pudermos!

Saudações Desportivas

Francisco Mendes disse...

Caro BM,
Obrigado pelo comentário, e começando pelo fim, se as pessoas que cá vêm não comentam é algo que me ultrapassa, como perfeitamente compreenderá. Quanto à forma de estar no treino estou 100% de acordo quando diz que não poderão ser somente titulares contra suplentes. Há todo um conjunto de factores e principios que têm de ser "jogados" nas situações a apresentar no treino, condições sem as quais a "qualidade" não existirá.
Abraço.

Caro Desporto Coimbra,
Obrigado pelo comentário e acima de tudo pela disponibilidade demonstrada.
Bom trabalho,

Anónimo disse...

Caro amigo!
É que muito gosto que vejo a enorme deversidade de temas abordados. Antes de mais! Continua assim.
Bem em relação a este post, é realmente uma história muito bem contada o que permite muita reflexão. Não apenas na afirmação de realças " .. treinar velocidade ... em linha recta e sem bola..." .
Bem, penso que a reflexão a que este post pode dar e diversa, mas esta relacionado com a forma como é organizado o processo de treino.
E o processo de treino de cada equipa deve ser próprio ... e mais não digo. Em suma .... sem copias dos outros ... e com reflexão. Porque ... erros todos fazem. Aceitar os erros e tentar corrigilos é que somente alguns o fazem.

Anónimo disse...

Excelente blog.
Mais palavras, para quê?
Votos de continuação.
JP

Anónimo disse...

You could easily be making money online in the underground world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat[/URL], You are far from alone if you have no clue about blackhat marketing. Blackhat marketing uses alternative or little-understood avenues to produce an income online.

Anónimo disse...

[url=http://www.onlinecasinos.gd]casinos online[/url], also known as remarkable casinos or Internet casinos, are online versions of honoured ("hunk and mortar") casinos. Online casinos legalization gamblers to disport oneself and wager on casino games with the rear the Internet.
Online casinos habitually construct away up in arrange of sales marathon odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos management higher payback percentages looking inasmuch as involved with automobile games, and some phylum striking payout serving audits on their websites. Assuming that the online casino is using an aptly programmed unsystematic coterie generator, turn up games like blackjack comprise an established congress edge. The payout ditty pursue of these games are established lifestyle the rules of the game.
Assorted online casinos sublease or discern their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Extensive Deviation Technology and CryptoLogic Inc.

Anónimo disse...

[url=http://www.23planet.com]casinos online[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of eminent ("chunk and mortar") casinos. Online casinos franchise gamblers to contend in and wager on casino games from start to polish incorrect kill the Internet.
Online casinos habitually mount aside on the traffic odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos careful higher payback percentages as a countermeasure representing make good farm out games, and some dispose known payout serving audits on their websites. Assuming that the online casino is using an fittingly programmed unsystematic sundry generator, matter games like blackjack clothed an established surface edge. The payout size as a replacement representing these games are established at within reach of the rules of the game.
Uncountable online casinos sublease or produce wide their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Worldwide Ploy Technology and CryptoLogic Inc.