
De há uns anos para cá, com o avanço das ciências do desporto e a abertura de mentalidades, os alongamentos deixaram de ser praticados só por senhoras e estão presentes em todas as sessões de treino de grande parte das modalidades desportivas.

Aquecimento: Alongamentos Estáticos vs Alongamentos Dinâmicos
Muitas vezes verificamos que após a mobilização de aquecimento segue-se uma fase de realização de exercícios estáticos de alongamento. Sendo o jogo de hóquei em patins uma actividade dinâmica, a realização de exercícios de alongamento estático antes de uma sessão de treino ou até mesmo de um jogo não se apresenta como a alternativa mais indicada. Nestas situações, e numa fase inicial, deverão ser realizados exercícios de caracter mais dinâmicos.
Descompressão: alongamentos vs exercícios dinâmicos
Verificamos também que muitas das vezes após um jogo realiza-se a denominada “recuperação” através de exercícios de alongamentos. Sendo o jogo uma actividade de alta intensidade na qual são produzidas altas concentrações de acido láctico não devemos numa primeira fase de descompressão insistir nos alongamentos, é mais adequado a realização de exercícios dinâmicos gerais de baixa intensidade, por exemplo corrida suave, exercidos de soltura , etc e somente após a realização destes devemos realizar exercidos de alongamentos. Neste caso, mais estáticos.
Nota final:
A flexibilidade é uma capacidade motora, que dado um conjunto de factores, nem sempre é alvo de um trabalho sério. Treinadores há que dizem que é a velocidade e a força, juntamente com a resistência, que permitem ganhar jogos. Não deixa de ser um pouco verdade, contudo, um bom trabalho de flexibilidade permite ganhar atletas com alta capacidade de trabalho. E quando assim é, estes estão mais predispostos a obterem ganhos mais significativos no desenvolvimento de outras capacidades e, por outro lado, os riscos de contraírem lesões também é menor.
4 comentários:
Muitos Parabens... considero de extrema IMPORTANCIA o que é dito neste pequeno apontamento sobre os "alongamentos"... principalmente pela area tao discutida que sao e pela importancia que têm julgo que ficam aki umas quantas ideias para os treinadores DESBRAVAREM...
NAO COPIEM OS GRANDES... a melhor frase ;-)
Obrigado pelas palavras...:)
Obrigado pelas palavras...:)
Caro amigo Chico!
É muito bom ler sobre aquilo que gostamos e, mais ainda, temas como este. Tens toda a razão, a cópia nem é a solução, cada modalidade sua especificidade, e bom para os atletas que os seus técnicos assim o pensem.
Bem haja para ti!
Felicidades e sucesso desportivo.
"Madeira" - Jorge Santos
Enviar um comentário