15 de maio de 2007

Pais que gritam durante as competições...O que fazer?

Continuação do tema: "Tipos de pais... o que fazer?"


3- Pais que gritam durante as competições


Características principais


Trata-se de um tipo de pais com grandes pulmões e com cordas vocais de aço!! Este pai ou esta mãe senta-se (quando não fica de pé…) mesmo por detrás dos membros da equipa ou do grupo, grita colérico e enraivecido contra tudo e contra todos, não deixando que se oiça mais ninguém naquela zona, incluindo o treinador.


O que deve ser feito

Não entrar em discussão com a pessoa. Durante uma das pausas da competição (no intervalo ou entre duas provas), com muito bons modos, com calma e muito tacto, tentar fazer ver a essa pessoa que aquele tipo de comportamento é um mau exemplo para os jovens. Pode, inclusivamente, solicitar o apoio de outros pais, que poderão intervir junto daqueles que gritam durante as competições.


Em certos casos, pode-se também pedir que essa pessoa venha a colaborar com a equipa, desempenhando uma determinada tarefa (fazendo a “estatística” do jogo, tratando do equipamento, etc.). Assim, poder-se-á criar um maior sentido de responsabilidade e auxiliar este pai a estar mais “sossegado”. Medidas mais drásticas, só em casos extremos.


O que se pode dizer


“olhe, porque é que não nos juntamos depois da prova e conversamos um pouco sobre as ideias que tem sobre desporto? È preferível nessa altura, pois caso contrário, durante a competição, é muito difícil eu conseguir percebe-lo”.




Próximo: "Pais treinadores de bancada"

1 comentário:

PATINSLOVER disse...

Quando estás a ver o teu filho jogar, esqueces tudo o resto. (é o sangue Português...)

Até te passas... ;-)

Aproveitas então, para chamer uns nomesitos aos arbitros e lançar umas bocas a toda a gente...

Mas no fim do jogo, está tudo OK.

Tenho casos espectaculares vividos por essa europa fora e no fim, ficamos quase sempre com novos amigos.

Grande Abraço.