14 de abril de 2007

Tipos de Pais


O tema Pais é um assunto recorrente. Já aqui teci alguns considerandos sobre o que os pais não devem fazer para ajudarem os filhos que praticam desporto, bem como o podem e devem fazer para os ajudar.

No último texto (desabafo2) relatei uma situação que demonstra a “falta de cuidado” de alguns pais para com a actividade desportiva dos seus filhos.

Como facilmente constatamos existem pais de todo o tipo. Uns mais interessados que outros, uns mais disponíveis outros nem tanto. Outros há que se acham “donos” e senhores do que deve ser o treino do seu filho... enfim, há uma panóplia sem fim de perfis.

No manual “A comunicação do treinador com os pais dos atletas” de Frank Smoll, com tradução de Jorge Adelino e edição do CEFD são caracterizados cinco (5) tipos de pais, tendo em conta a sua forma de estar perante o treino dos seus filhos. Vejamos cada um destes tipos:

Pais desinteressados

Características principais - aquilo que distingue este tipo de pais é a sua ausência permanente das actividades desportivas dos seus filhos.

Pais supercríticos

Características principais – estão sempre a censurar e a ralhar com o filho, parecendo nunca estar satisfeitos com o comportamento desportivo do jovem. Dão a impressão que é mais “o seu jogo”, “a sua prova” ou “o seu treino” do que o do filho.

Pais que gritam durante as competições

Características principais – trata-se de um tipo de pais com grandes pulmões e com cordas vocais de aço!! Este pai ou esta mãe senta-se (quando não fica de pé…) mesmo por detrás dos membros da equipa ou do grupo, grita colérico e enraivecido contra tudo e contra todos, não deixando que se oiça mais ninguém naquela zona, incluindo o treinador.

Pais “treinadores de bancada”

Características principais – é muito frequente encontrar este tipo de pais junto ao "banco", na bancada ou à volta do local da prova, "dando instruções" aos praticantes. Este comportamento pode contrariar as indicações dadas pelo próprio treinador e perturbar o funcionamento do grupo.

Pais superprotectores

Características principais - É muito habitual encontrar esta situação na mãe do jovem. È frequente ouvi-la ameaçar que vai retirar o filho do desporto pelos perigos que ele envolve.

Nos próximos textos irei dar algumas dicas da forma como nós
treinadores devemos lidar com cada um destes tipos de pais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sou sempre muito crítica dos Pais, por isso até tenho receio de que possam pensar que sou muito severa para com eles com as minhas afirmações. Porém, deixa-me que te diga que se os Pais fossem "distraídos" apenas com os treinos e o acompanhamento dos filhos nos joguinhos deles (ou melhor, a sua falta de acompanhamento)não seria mau de todo. O pior é muitos deles são "distraídos" com os treinos, com a escola, com as saídas nocturnas, com o modelo que eles dviam ser para os filhos. Por um lado, mimam-nos com tudo o que lhes possam comprar e depois entregam-nos às prendas que lhes compraram e com que os compraram para que eles, Pais, possam fazer a "sua vidinha" sem que tenham a maçada de fazer o devido acompanhamento das vidas daqueles a quem deram vida.
Os miúdos agora têm direito a tudo. E têm, de facto. O pior é que muitos Pais esquecem-se que os miúdos têm direito a terem um modelo de adulto fiável e simples e, para além disso, têm direito à sua tranquilidade, à sua paz, ao seu repouso, à calma de que todos tanto precisamos para enfrentarmos o "stress" do dia-a-dia.

Para já, é só.....
graça