6 de novembro de 2006

Avaliação do estado físico dos atletas ....

“Antes de se iniciar qualquer época desportiva
deve proceder-se,independentemente do nível dos jogadores
ou até do escalão etário, a uma avaliação do estado físico
dos atletas, neste caso, com particular ênfase nos itens
que se sabe estarem relacionados com a maior
probabilidade de ocorrência de lesões.”

Foi com este apontamento que ontem, dia 5 de Novembro, no jornal Público que José Soares, conhecido fisiologista do mundo do futebol e professor na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, elucidou alguns pontos da importância da avaliação das condições dos atletas.
Ainda que relacionado com o Futebol, acho que as ideias expostas no texto se aplicam a todos os desportos. Dada a pertinência das suas reflexões, deixo aqui partes do texto para os colegas que, por variados motivos, não o possam ter lido. Não o fazendo por mal, espero que o autor não se sinta ofendido por este meu atrevimento.

“...
Obviamente que a complexidade dos testes, a frequência, o número, as exigências de material técnico e humano estarão dependentes do tipo de condições do clube e do nível dos atletas.

Não pode, no entanto, ser entendido que as avaliações só podem e devem ser aplicados a jogadores profissionais em clubes com elevados recursos económicos. Muito pelo contrário, é nosso entendimento que a prevenção de lesões deve acompanhar toda a carreira do atleta, desde a sua iniciação até ao mais alto nível.

É na iniciação que se despistam muitos problemas que estão a tempo de serem corrigidos. Mas é também na alta competição que teremos de maximizar todos os recursos e onde uma lesão evitável poderá ter profundas consequências negativas do ponto de vista económico e desportivo.

Por outro lado, quanto menos recursos temos, mais cuidado deverá merecer o nosso plantel. Uma equipa+a que é preenchida com grandes jogadores pode prescindir de dois ou três atletas que o rendimento não irá, por certo, ser muito afectado. O mesmo não se poderá afirmar para um grupo com um limitado conjunto de jogadores. O afastamento de um único atleta poderá ser dramático pela escassez de alternativas.
...”

3 comentários:

Francisco Mendes disse...

Prtinente Mario,uma vez mais... Quanto a normas que falas, existe a obrigatoriedade de os atletlas, qualquer que seja o escalão, terem de realizar exames médicos que o têm que dar como aptos à actividade desportiva. Quanto a sustos, felizmente, ainda não me aconteceu nada, mas estou ciente que a qualquer altura pode acontecer....Plos casos mediaticos, nomeadamente em desporto de alto nível, vemos que as situações gaves acontecem, mesmo após exames rigorosos a que alguns atletas são sujeios.

Anónimo disse...

Amigo, Patinado,desde já parabens pela crónica,
Deixo aqui uns concelhos para quem quizer aceitar.
Quem melhor para passar e autorizar o jogador a praticar desporto, penso que o medico de familia, é ele que sabe ou deveria saber como esta o paciente dele.
nunca deixem jogar atletas sem fazerem o exame médico.
Eu já tive uma experiencia má,felismente sem consequências graves,passo a explicar;
houve um atleta que disse ao medico que tinha ido fazer o electro-cardiograma, e que só no dia a seguir é que podia mostrar-lho,o medico disse-lhe que não fazia mal, mas ele não lhe passava o relatório medico para o autorizar a jogar sem o mesmo ecg.
resultado no outro dia o medic viu o ecg,e dectetou um soprono coração, que lhe poderia ter sido fatal.
Ainda hoje esta em tratamento mas com fortes probabilidades de voltar a fazer o que gosta jogar hóquei.
Vai ser a melhor sensação da minha vida desportiva, quando vir aquele PUTO CALÇAR OS PATINS E AGARRAR NO STIK.
Por isso peço a todos os responsáveis do desporto,não há nada que valha mais que a vida humana.
façam os exames, ecg,rx torax,analisés,e vejam como têm os dentes por favor é onde as vezes se liga menos e possivélmente é o mais importante.
Amigo Patinado, desculpa este longo comentário
saudações desportivas.

Ernani Batista

Francisco Mendes disse...

Ernani, não tens de pedir desculpa, aliás eu agradeço as palavras que cá escreves, são sempre bons complementos...
Faço das tuas palavras as minhas" peço a todos os responsáveis do desporto,não há nada que valha mais que a vida humana.
façam os exames.."
E quem melhor, como dizes, que o medico de familia para fazer o relatório???