Num primeiro momento quando falamos em Prazer e Alegria associados ao treino desportivo, estas sensações parecem estar associadas a actividades pouco orientadas e sem relevância pedagógico-didáctica. Estando estas sensações, muitas das vezes, associadas à realização de actividades ditas de “balda”. Contudo, a olhos mais atentos – e são estes que nos interessam porque os outros não têm profundidade de visão, nem sempre assim é, melhor nunca assim deverá ser. 

O retirar Prazer e Alegria acontece quando praticamos/executamos actividades que nos são Agradáveis, que achamos interessantes e por isso nos criam entusiasmo e nos estimulam as hormonas, das quais se destaca a tão conhecida “adrenalina” que é responsável, entre outros fenómenos, pelas sensações de prazer e bem estar.
Se as nossas crianças, através das actividades que lhe são propostas, obtiverem prazer a alegria, com toda a certeza que o entusiasmo pela prática dessa modalidade (que praticam de uma forma constante ou que experimentaram pontualmente, conforme o caso) sairá reforçado. Estando o entusiasmo dos miúdos em alta, está percorrido meio caminho para o aumento da taxa de participação, por um lado, e da “entrega” às actividades propostas, por outro, o que fará com que os alicerces para a evolução saiam solidificados, e esta evolução possa ser o mais eficaz e eficiente possível, tornando a carreira desportiva o mais longa possível.
Se assim for, os benefícios são enormes ficando a ganhar o nosso clube, a nossa equipa, a modalidade, o desporto em geral, a Juventude e acima de tudo o Nosso Jovem Desportista. Não nos podemos esquecer que ninguém, e principalmente os jovens, se envolve em actividades que considere aborrecidas, ou muito complicadas, pois de aborrecidas e/ou complicadas passam a cansativas e depois de serem cansativas até serem postas de lado, é uma questão de tempo.
Posto isto, todo o treinador/monitor de jovens que deseje ter, antes de tudo mais, jovens Atletas e Jovens Atletas motivados e empenhados terá que procurar, de uma forma constante, que durante as suas sessões de treino, os seus atletas sintam Alegria e Prazer pelas e com as tarefas que realizam, ainda que por vezes possam ser encontrados de forma negociada e não tão evidente. Não podemos esquecer que o auto-conhecimento bem como o auto-reconhecimento do esforço dispendido assim como dos objectivos alcançados são também eles fonte de Prazer e Alegria para o Atleta empenhado e dedicado.

No que toca a estratégias, uma estratégia poderá ser a da simplicidade nas tarefas propostas. Simplicidade não no sentido da falta de exigência e rigor assim como falta de profundidade dos objectivos a atingir, mas sim, simplicidade nos exercícios propostos, nos comportamentos a adquirir e nos movimentos a interiorizar, bem como simplicidade na continuidade da evolução desejada para os jovens atletas. Acima de tudo, ter noção que com tempo tudo se adquire e a pressa, como diz o ditado “é inimiga da perfeição”.
Desta forma, o facto das tarefas serem de fácil assimilação e de organização também ela simples apresenta-se, a meu ver, como uma condição fundamental para que a entrega dos miúdos seja o mais efectiva possível e, assim, a presença nos treinos uma constante ao longo das épocas o que por arrasto faz com que a evolução do nosso Jovem Atleta seja continua e equilibrada.

Para terminar, tanto a Alegria como o Prazer e a Simplicidade não são estanques ao longo da época nem da carreira desportiva do Alteta. Estes, assim como os restantes objectivos e capacidades a serem treinadas, terão que evoluir e adaptar-se ao longo de todo o processo de treino, desde as etapas de iniciação até ao alto rendimento, passando pelas etapas de formação.
Nota final
Façamos um esforço para trabalhar as nossas capacidades de simplificação e criatividade com o intuito de propor tarefas “interessantes” aos nossos jovens atletas para desta forma eles responderem com entrega e motivação às mesmas.
Ps.
A “cópia” de situações de treino dos ditos “seniores” nem sempre é a melhor solução para o treino dos “mais jovens”. São duas realidades diferentes…estão em patamares opostos... têm diferentes capacidades...diferentes motivações... um é processo outro produto..... logo teremos de percorrer caminhos diferentes. Obrigatoriamente.
1 comentário:
bom dia
Antes de tudo, parabéns pelas palavras que costuma colocar cá neste espaço. Para além de elucidantes marcam-me como pontos de reflexão.
Admito que capacidades se simplificação e criativade são capacidades que se trabalham, assim como outras, contudo nem sempre vejo isso ser alvo de preocupação de certos treinadores, e não so de Hoquei em patins....
Este poderá ser um ponto de partida para o treinador que queira estar dentro do processo que conduz e quer ser cada dia melhor que no dia anterior (entendamos dia como treino)e não para o treinador que ocupa o tempo que tem para os meninos dentro da pista com actividades iguais desde o inicio da epoca até final da mesma e quer se trate de infantis C ou juvenis de 2 ano.
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