24 de novembro de 2005

Algumas Qualidades do Treinador Jovens

Treino : “DESENVOLVER as crianças e TREINAR os adultos”

Qualidades do Treinador de Jovens:

. Ser paciente e nunca desprezar os atletas mais atrasados do ponto de vista maturaçional, pois no futuro, quando as diferenças se esbaterem, serão tão bons ou melhores que os de maturação mais precoce.

. Preparar os mais avançados para o momento em que as diferenças nãos sejam tão evidentes, e o necessário trabalho que terão de fazer nessa fase, e ao mesmo tempo prevenir possíveis situações menos agradáveis .

. Ter atenção às diferenças entre os atletas dentro do mesmo escalão etário e nunca esquecer que nas fases etárias entre os 12-16 anos as diferenças entre os vários atletas são as mais acentuadas. Estas diferenças vão desde o ponto de vista esquelético e musculo-tendinoso à maturação psico-socio-cultural. Devido a estas diferenças, esta é a idade onde a ocorrência de lesões poderá ser a mais elevada, pois para uma mesma carga externa, as repercussões internas da mesma manifestar-se-ão de diferentes formas e intensidades para os vários jovens.
. Na formação devemos atender a questões socio-culturais, por exemplo:
Actualmente os pais protegem cada vez mais filhos, tomam cada vez mais e de forma mais prolongada decisões pelos filhos, de forma que sendo o jogo uma constante tomada de decisões, os miúdos não terão esta capacidade bem desenvolvida para ser aplicada dentro de campo. Temos, nós treinadores de Jovens, de prestar a atenção necessária a pormenores deste tipo, pois são essenciais para o perfeito desenvolvimento do jovem atleta.

. Trabalhar a noção de aquecimento e “predisposição para..” antes mesmo de entrar dentro do espaço de treino ou mesmo de competição, e nesta aquando da substituição de colegas durante o decorrer do jogo.

. Da mesma forma, a noção de “retorno à calma” no final dos treinos e competições, principalmente os "alongamentos" .

Sem comentários: