15 de novembro de 2005

O Treinador - Considerandos Pedagógicos

O Treinador de Crianças e Jovens nunca se pode esquecer que antes de tudo é um educador, e ocupando tal papel tem grandes responsabilidades na formação dos "seus" jovens. Nas idades mais baixas, o Desporto e a Actividade Física deverão ser vistas com olhos globalizantes, ou seja como uma Escola para a Vida e não com olhares redutores preocupados unicamente com a perfeita execução técnica, a todo o custo, do remate X e do passe Y .
O Treinador jamais se pode esquecer que o seu papel é decisivo junto das crianças e dos jovens que orienta e das repercussões que a sua acção irá ter no futuro dos jovens. O Treinador é um modelo a seguir..... temos de ser cuidadosos com os nossos comportamentos e formas de estar.
O principal objectivo do Treinador é desenvolver nos seus atletas o gosto pelo desporto, e assegurar a continuidade dos jovens até ao escalão de seniores. Contudo, verificamos que muitos Treinadores só treinam jovens do escalão de infantis, iniciados e alguns juvenis, não conseguindo ter no seu grupo atletas juniores e seniores, pois esses já desistiram.
Sendo o "burn out" um processo já muito estudado, nós treinadores temos de parar e pensar: qual terá sido o nosso contributo para evitar tal situação, e por outro lado fazer constantes análises ao passado para identificar possíveis situações que possamos ter tido e as quais possam ter agravado este mesmo processo.
No meu ponto de vista, se ao "trabalho global" desportivo (e não só) necessário ao desenvolvimento dos nossos "pequenos atletas" juntar-mos o factor PRAZER e ALEGRIA (que nem sempre estão associados à falta de planificação de actividades nem ao rigor das actividades propostas) a sua permanência e envolvimento na modalidade sairá muito beneficiada.
Este é o nosso OBJECTIVO ULTIMO.

Sem comentários: