1 de dezembro de 2005

Para Pensar

Foto de Renée Jones, presente na edição de 2005 da prestigiada revista "World Press Photo 05", pág. 51, e que retrata a "classificação" de um jovem atleta no seu primeiro torneio de Wrestling.

Esta foto, sem sombra para dúvidas, foca um grave problema que afecta o treino dos mais jovens: o querer encontrar um vencedor. Principalmente nas suas primeiras experiências como desportista. Será que a "invenção" de um novo lugar no pódio é benéfico para o jovem? Pela sua expressão não o foi: ficou ainda mais longe do primeiro, e foi mais um. Por outro lado, se o pódio somente tivesse um andar ou lugar, ainda que com quatro "vencedores", as expressões seriam todas elas mais saudáveis, e todos eles constavam na foto final, pois, tirando este caso excepcional, na foto somente consta o "vencedor", fazendo esquecer que para ele existir outros foram fundamentais. Afinal, quais serão os objectivos das primeiras experiências competitivas: ganhar? ou Criar o Gosto e Vontade para novos encontros? Sem dúvida que estamos de acordo com a segunda opção.
Sendo esta situação mais "dramática" nos chamados Desportos Individuais, a mesma poderá ser maléfica nos Desportos Colectivos. Por vezes, a equipa que "melhor joga" não é a "vencedora", somente porque a forma e os comportamentos aplicados não eram os que permitiam uma vantagem mais confortável no marcador a qualquer custo. Contudo, sabemos como é fácil ceder a estes argumentos menos "pedagógicos", por outro lado, também sabemos que a utilização destes "ficam extremante mal na deontologia" que todos nós temos de ter na orientação dos nossos Jovens, daí aquele sorriso meu feio e forçado no final de um encontro entre o treinador da equipa que não sentiu esta pedagógia por parte do outro colega treinador (atráves de diversos comportamentos e atitudes) na orientação da sua equipa, que até poderá ter "vencido" o encontro.
Foi mais uma preocupação ... pois ainda assistimos, nos dias de hoje, a comportamentos, atitudes e formas de estar no desporto de Jovens que nos parecem pré-históricos.

3 comentários:

Anónimo disse...

Na verdade é mais fácil captar o interesse dos miúdos incentivando a competição desenfreada do que consegui-lo para mais longos prazos.
O problema está realmente nas pessoas que os orientam.

Anónimo disse...

bonito! eu ate comentava mas ha muitas letras para ler... pouco e bom seria melhor

Pedro Fernandes disse...

Chico, para quando um livro! Vê lá se pões tudo num papel!
Abraço, Brad