26 de maio de 2007

Pais "superprotectores"... o que fazer?

O fim de "tipos de pais...o que fazer"



5- Pais superprotectores



Características principais


É muito habitual encontrar esta situação na mãe do jovem. È frequente ouvi-la ameaçar que vai retirar o filho do desporto pelos perigos que ele envolve.



O que dever ser feito



Deve-se procurar eliminar o receio de que a actividade desportiva pode ser prejudicial, assegurando aos pais que os benefícios são muitos e que se trata de uma actividade praticamente sem perigos.
Convém explicar-lhes as regras, o equipamento e os cuidados postos na protecção do jovem e assinalar os contributos positivos prestados pelo treino, pela actividade desenvolvida e pela própria participação nos quadros competitivos.


O que se pode dizer


“minha senhora, gosto tanto e tenho tanta preocupação com estes jovens que nunca poderia permitir que algum deles possa fazer seja o que for, que lhe venha a ser prejudicial”.

4 comentários:

Anónimo disse...

a aproveitar este conjunto de posts sugestivos e tendo em conta que recentemente passaste para o clube dos progenitores podias dar a tua posição sobre como achas que vais reagir quando a pequena elisa entrar numa fase de poder praticar desporto quem sabe em alto nível.. como reagirias, que tipo de pai serias.. mesmo conhecendo os meandros de treinos e metodos como vais reagir a ter que ficar na bancada? tendo toda a tua bagagem de opinioes e maneiras de treinar e ver o desporto.. que tipo de pai pensas que podes vir a ser?? era engraçado tentares fazeres o exercicio ao contrario.. e nao vale dizeres o politicamente correcto ou o que gostava que fizessem contigo:)
ass.mix

PATINSLOVER disse...

100% de acordo com o Mix.

A visão de um treinador que tem filhos é completamente da de um outro que não tem!

Tudo é relativo...

Francisco Mendes disse...

Bom dia,
Começando pelo Pedro, sim concordo quando dizes que a visão se altera. A minha já se alterou um pouco e somente nasceu. Quanto ao futuro logo se verá.

Mário,
O futuro é sempre algo em aberto, incerto. O desafio que me colocas, eu próprio o venho fazendo a mim mesmo tem meses. conclusões e intenções de comportamento, não tenho, o que penso é que terei um pouco de cada "pai destes", do bom e do pior, como qualquer pessoa. É minha intenção evitar ao máximo as partes piores e maximizar as melhores. Uma coisa é certa, caso venha a ser desportista, tudo farei, desde que esteja ao meu alcançe, para que permitir uma boa formação. não sei se me fiz entender. Mas também ainda é cedo, o que penso hoje, daqui a 6 anos pode ser diferente.
Abraço.

PATINSLOVER disse...

Vais também ser um treinador de bancada... ;-) (e dos duros!...)

Depois nos dirás :-)

Se o teu filho for "mal tratado" até te passas!

Eu sei do que estou a falar. ;-)