23 de novembro de 2006

Situação de Treino: Exploração de Situações de Superioridade Númerica

Descrição:

Duas equipas de 4 elementos cada. Jogos em meio campo com superioridade numérica: de um lado da pista joga-se 2x1 (y defende) na outra metade 3x2 (x defendem), com uma única bola.
Os diferentes jogadores não podem passar para além do meio campo onde estão a jogar.
Objectivo de Y (defesa) ganhar a bola e passar a Y (atacantes) para fazerem golo, para os X é precisamente o mesmo, mas nos campos contários.
Conforme os objectivos para a sessão, podemos colocar exigências na defesa (ex: acção colectiva com o GR) ou no ataque (ex: jogador sem bola - cortar na frente do defesa) bem como na transição para o ataque (lançar a bola pelos corredores lateriais).
O sucesso do exercício, bem como as correcções a realizar, dependem do(s) objectivo(s) pretendidos.

4 comentários:

lee disse...

eu gostava tanto de perceber visão técnica do jogo...

Anónimo disse...

É com agrado que visito este site que está muito interessante e debate assuntos também interessantes.

O meu nome é Pedro Fernandes e sou um amante da modalidade de hóquei em patins.

Constatei que o Francisco é, ou foi treinador no SC Leiria e Marrazes e por isso, quero felicitá-lo, assim como ao clube, pois vejo que as excelentes pessoas que fazem parte do clube, têm em si, uma pessoa com capacidade para fazer evoluir e desenvolver o hóquei nos Marrazes.

Esse era o meu objectivo, quando tive de abandonar um projecto iniciado nesse clube e deixado ainda na fase embrionária, em virtude de ter ficado colocado nos Açores. Coisas da vida.

Daqui, um abraço para todos os Marrazenses e desejo de maiores êxitos para si e para o clube.

Francisco Mendes disse...

Caro Cravo(Pedro Fernandes);
Desde já muito obrigado pelas palavras escritas, agradeço também em nome das "pessoas" do SCLM. Gostava de saber o teu (seu?) email para podermos trocar algumas ideias, uma vez que fala num projecto iniciado...seria de todo benefico poder conhecer mais alguma coisa do mesmo.
Abraço e bom trabalho.
Ps: o meu email esta ao lado, em baixo da caixa do perfil.

Francisco Mendes disse...

Caro mário,
Estou de acordo com o que falas, mas olha uma coisa, do que conheço, todos os treinadores em todos os treinos deixam "espaço" e "tempo" para todos os seus atletas "brincarem" com a bola. Estas actividades são fundamentais para a evolução técnica e táctica individual de cada atleta. E em todas as situações de jogadas "planeadas", e agora falo por mim, há "espaço" para a criação de cada atleta...o rigor é de certa forma aparente...