2 de setembro de 2006

Ainda sobre as férias

O mês de Agosto chegou ao fim.
Terminaram-se as férias.
A possibilidade de realizar as diferentes actividades do dia-a-dia sem o cumprimento rígido de horários terminou. Terminam-se os “banhos” no mar, ou na piscina, a horas menos frequentes.
Os hábitos do dia-a-dia estão quase a bater à porta e marcar presença durante os próximos trezentos e muitos dias.... “ é a vida” ouve-se em todo e qualquer lado. Pois...

Ainda agora terminou o período de férias, e já sinto saudades de chegar cedo à praia tomar a temperatura da água e assistir à azáfama dos veraneantes a procurarem o melhor lugar para colocarem o chapéu-de-sol e estender as toalhas.... o dia a começar.

Que saudades das conversas sobre tudo e, ao mesmo tempo, sobre nada só pelo prazer do diálogo. Que saudades dos banhos no final do dia, quando o sol já está longe, e a praia fica quase deserta. Quero mais férias...

Que saudades das leituras que nos tiram o sono, ou nos fazem ficar pregados horas a fio ao livro, e como não temos compromissos, entramos dentro das palavras escritas sem pressas e de forma deliciada.

Das muitas sugestões de leitura para as férias, descobri, por empréstimo, um autor que me fascinou de tal forma que me levou a passar três dias e meio sem pensar em mais nada (bom, quase nada) a não ser o procurar ler e reler as aventuras do Adolescente “Tamura” e do Senhor “Nakata”, entre outras personagens. A obra chama-se “Kafka à beira mar” e o seu autor é Haruki Murakami, da casa das letras edições.
Fabuloso o livro. Recomendo vivamente. É do outro mundo.

Bom mas como disse, Agosto terminou e assim inicia-se um novo período de trabalho. Vamos a ele....
Nota:
Também já sinto saudades dos meus "Alunos" e dos meus "Atletas", já é tempo de recomeçar...

5 comentários:

lee disse...

ola mané. sê bem vindo às rotinas. ja tenho saudades da rotina de ler o teu blog e aprender sempre um bocadinho mais contigo.

Anónimo disse...

Boa, Franscisco!

As férias já terminaram e nem mesmo assim abstrais do Sr Nakata! Depois de passares três dias completamente absorto com o Sr Nakata, não consegues dizer nada que ele não te venha ao pensamento! E, não contente com isso, agora queres passar a "doença" aos teus amigos!

Bom, mas também eu tenho saudades das férias à beira-praia, dos banhos, de fazer as "férias do lagarto" (não, não é o lagarto do Sporting!) mas, para o ano há mais.

Até lá, vamos aos alunos, antes que eles venham a nós! Bom ano!
graca

Anónimo disse...

ola sou amante do hoquei patins e estou a criar um blog! antes de te pedir um favor devo t dizr k gosto muito da apresentaçao do teu blog! o favor que te queria pedir ja k percebo muito pouko d computadors era s m podias ajudar a modificar umas coizas no meu blog.. ah continua com o bom trabalho que kero ser treinadora de hokei e tenho aprendido muito!
baratinha_27@hotmail.com
por favor diz kkr koiza
obrigado e fiko á espera!!

Francisco Mendes disse...

Ola LEE
Obrigado pelo apoio, é sempre bom ler comentários e muito mais o é quando são comentários que nos dão força.

Ola GRAÇA
Pois é...para o ano há mais, agora tenho o "Sputnik..." que me anda a dar as voltas... ai se não fossem as viagens LERIA- F.VINHOS-LEIRIA...


ola Baratinha_27
antes demais obrigado pelo reapro ao meu blog, e é claro que se te poder ajudar assim o farei. Preciso, antes demais é da "morada" do teu blog para ir lá dar uma olhadela.

Anónimo disse...

Pois é, se tivesses um "Sputnik" ias e vinhas de F. dos Vinhos num instante, mas como não tens, alegra-te por teres já passado aquela época em que ias de Barcelos a Mértola para trabalhar...Há sempre uma perspectiva otpimista para todas as situações... A vida não é uma linha recta, antes segue em espiral, cá e lá, mas sempre para cima. Bolas! Hoje estou muito dada à filosofia (barata...)
See you
graça