“De forma a contrariar a diminuição de glicemia no início da segunda parte, a ingestão de bebidas glicosadas no intervalo parece ser um bom meio de normalizar a glicose. Todavia, quando se trata de escolher uma bebida para ser administrada nos momentos imediatamente antes do esforço, como é o caso do intervalo, deveremos ter em conta dois aspectos fundamentais:
1- por um lado, a bebida tem de ter uma concentração de hidratos de carbono suficientemente alta para ter efeitos significativos na glicemia,
2- por outro lado, ao aumentarmos a sua densidade pela concentração de glicose, estamos a aumentar o tempo de permanência gástrica. Assim, quanto mais tempo a bebida residir no estômago menos interesse energético terá, dada a necessidade de a bebida ser absorvida a nível intestinal o mais rapidamente possível.
Por outro lado, o aumento das concentrações de hidrato de carbono pode também desencadear uma situação habitualmente conhecida como “hipoglicemia reactiva”.
Se ingerirmos uma concentração elevada de glicose, o aumento da glicemia estimula a libertação rápida e desregulada de insulina. Se a esse efeito adicionarmos o papel da contracção muscular, isto é, do começo do esforço, no transporte da glicose para o interior das células musculares, estamos perante uma forte possibilidade de, apesar da ingestão de glicose, o atleta sofrer uma situação de hipoglicemia por aumento rápido e intenso do transporte de glicose para as fibras musculares.
Sugere-se assim que no intervalo do jogo sejam utilizadas bebidas glicosadas com uma concentração mais baixa que o habitualmente recomendado, ou seja, entre 2 e 3%, o que equivale a uma maior diluição do que a referida nas instruções das bebidas energéticas habitualmente utilizadas.”
Retirado de: José Soares in: O treino do futebolista. Resistência/Força/Velocidade. Volume I. Porto Editora, 2005.
Retirado de: José Soares in: O treino do futebolista. Resistência/Força/Velocidade. Volume I. Porto Editora, 2005.
1 comentário:
Assim, vale a pena perdermos tempo, para nos deliciarmos com estas mágnificas crónicas.
Que para mim pessoalmente , nunca será uma perca de tempo mas sim um presioso tempo de aprendizagem.
AMIGO PATINADO, ESTÁ ESPETACULAR A CRÓNICA .
OBRIGADO
ERNANI BATISTA
Enviar um comentário