3 de fevereiro de 2006

Formação do Jogador

A Formação Desportiva deve dar ao jovem praticante as bases e os fundamentos para que possa evoluir, daí ser fundamental, desde muito cedo, dar prioridade e grande atenção ao ensino das Técnicas/Tácticas Individuais em vez das Tácticas Colectivas.
As Tácticas Colectivas evoluirão de forma natural conforme a evolução da técnica,da leitura de jogo e a noção de acto táctico individual dos jovens atletas.
Nas primeiras etapas de Formação Desportiva os processos Tácticos Colectivos mais adequados são os mais simples, que por sua vez se tornam mais motivantes, como sejam a noção de Passe-e-entra; o Aclaramento; desloca-para-receber, entre outras.
É também importante que percebam desde muito cedo, que o defender é uma tarefa colectiva e que devem gostar tanto de defender como de atacar, começando pela marcação individual a todo o campo para depois evoluir para a marcação homem a homem.
Igualmente importante nas primeiras fases é a integração no grupo e o saber estar dentro e fora do campo, sem esquecer a convivência sã no balneário e o cumprimento de regras fundamentais de funcionamento da sessão de treino/jogo.
Façamos cada vez mais jogos lúdicos de estafetas, de patinagem, de apanhadas e situações de jogos reduzidos de 1x1 e 2x2 e no futuro teremos (os nossos jovens terão...) o fruto do trabalho pensado e realizado com objectivos a longo prazo......
Acredito eu....

Sem comentários: