"Para que o desenvolvimento desportivo do atleta seja optimizado é necessário organizar o processo de treino de uma forma sistemática, no sentido de possibilitar ao atleta a vivência de situações de aprendizagem, devidamente estruturadas concorrentes para a sua formação."
Mesquita, I.(1997): Pedagogia do Treino. A Formação em Jogos Desportivos Colectivos. Livros Horizonte. pág. 27
2 comentários:
Mário todas as questões que colocas são possíveis e Validas, desde que haja a noção de evolução e organização nas tarefas que se colocam ao atleta. Colher ensinamentos de diferentes treinadores é Válido e Benéfico; Variar os aspectos do treino bem como apresentar situações de outras modalidades são aspectos fundamentais no treino de jovens, com o intuito de de que a base de formação seja o mais alargada e o mais rica possível. Se assim for, no futuro as exigências especificas da modalidade poder-se-ão "assentar" numa base o mais sólida possível.
Ou seja, a visão que deve estar no treino de crianças é a de que quanto mais novos forem, menos especificos deverão ser os exercicios a propor. Procurar, de uma forma organizada e sistemática, levar a situações de complexidade/especificidade maior.
E nunca, mas nunca propor situações/exercicios em que não existe uma continuidade, nem uma evolução na sua exigência. Estas e outras nuances do treino são as que a frase pretende tocar.
Where did you find it? Interesting read access+provider+internet+service http://www.2gigusbmemorycards.info Roberts hotel in muncie indiana http://www.bingo-2.info Racine saab
Enviar um comentário