17 de junho de 2006

Sobre os Pais ... Continuação

No seguimento do último texto,
vejamos quais as melhores atitudes
que os pais devem ter perante
os seus filhos atletas.

O que os pais devem fazer para ajudar os filhos que praticam desporto


1- Estar presentes nas competições em que eles participam;
2- Encorajá-los a respeitarem as regras da modalidade e do espírito desportivo;
3- Dar um bom exemplo, através de um relacionamento amigável com os pais e os acompanhantes dos adversários;
4- Realçar sempre o prazer de fazer desporto e a alegria de participar;
5- Elogiar o esforço realizado e os progressos conseguidos;
6- Aplaudir todas as boas jogadas e as boas marcas alcançadas, independentemente de quem as realiza;
7- Ajudar a conciliar a sua actividade escolar e desportiva;
8- Apoiar e acompanhar a actividade, sem o pressionar ou intrometer-se;
9- Ter sempre presente que se trata de uma actividade dos jovens e para os jovens;
10
- Ajudar o treinador, o dirigente e o clube na resolução dos problemas relacionados com a actividade desportiva em que ele está envolvido;
11- Ter um comportamento respeitador e comedido perante as vitorias e as derrotas e ajudar o filho a assumir semelhante atitude.



Nota Um
Pais! Não se esqueçam que os vossos filhos quando erram não o fazem de propósito, pois por eles nunca erravam...e agradavam a toda a gente. O erro faz parte do processo de evolução.

Nota Dois
Pais! Não façam das vossas frustrações marcos que os vossos filhos têm de superar.

Nota três
Pais! Sejam mais intervenientes no processo, não se limitem a deixar os vossos filhos na porta do pavilhão e a pegá-los no final do treino/jogo. Envolvam-se com as pessoas do Clube/Sessão, afinal têm algo em comum ... são agentes da formação do vosso filho.

14 comentários:

Anónimo disse...

GOSTEI DESTA LISTA/ROL DE DEVERES E OBRIGAÇÕES DOS PAIS TENDO EM VISTA O BOM APLICAMENTO DE PRACTICAS OU HÁBITOS DE DESPORTO EM JOVENS.. É EVIDENTE QUE É SALUTAR POR OS FILHOS OU EDUCANDOS A PRACTICAR UM DESPORTO ATÉ COMO ENTRETINEMENTO LÚDICO COM A POSSIBILIDADE DE PASSAR A FASES DE EXIGÊNGIA MAIORES SE AS CRIANÇAS ASSIM O ENTENDEREM AQUANDO MAIORES. SUGERIA NO ENTANTO QUE COLOCASSES AS TUAS IDEIAS RELATIVAS AS OBRIGAÇÕES DOS FORMADORES OU DIRECTIVAS QUE EXISTAM.. SEI QUE JÁ FALASTE NESTE ASSUNTO ANTERIORMENTE, MAS PARECEU-ME QUE FOI A TITULO PESSOAL.. OU SEJA AQUILO QUE FAZES E PENSAS SER O MELHOR.. GOSTAVA QUE PUSESSES ALGUNS TEXTOS SOBRE AQUILO QUE É OFICIAL E OBRIGATÓRIO ( SE EXISTEM) NAS ESCOLAS HOJE EM DIA..
ASS.MARIO

lee disse...

Boa mané. Mais uma vez gostei. Acho mesmo que a relação pais filhos é em todas as áreas extremamente importante, e no despotto também n podia faltar. Ah! gostei da ideia do mix. um rol de boas praticas para treinadores de jovens. acho q a listagem ajuda à melhor compreensão e assimilação do conteúdo assim como à sua melhor transmissão.

Francisco Mendes disse...

Obrigados Mário e Lee... a relação pais-filho é essencial para que haja sucesso no treino. Sucesso não em termos de Vitórias ou medalhas, mas sim sucesso na evolução e entrega a longo prazo enquanto percurso desportivo.
De uma forma geral, como já constataram, este espaço pretende ser um local de "defesa" das boas práticas no treino de Jovens,todos os textos pretendem unica e simplesmente a defesa do Jovem Atleta. Contudo a vosso pedido, o que acho pertinente, muito brevemente colocarei um texto: "alguns dos erros a evitar no treino de jovens" no qual constará um conjunto de práticas a evitar no processo de treino. Para já que tal consultarem um texto que coloquei no passado: "direito dos jovens atletas", que pretende ser um "rol" de obrigações para os treinadores.
Abraço e beijos

PATINSLOVER disse...

Parabéns "Patinado", por estes excelentes concelhos.
Um grande abraço da Suiça.
Pedro Antunes

P.S.: Lee, gostei do teu blog. Tu és um espectáculo. Se eu não fosse casado... ;-)

Anónimo disse...

Estás de parabens Mané.
Eu como mãe de dois filhos, só tenho que te elogiar pelos teus artigos.
Continua, que estás no bom caminho!...
Fernanda

Francisco Mendes disse...

Obrigado Pedro, é uma honra para mim verificar, atráves dos dos comentários, que costumas passar por cá.


Fernanda... muito obrigado, fico muito contente pelo teu apoio. Obrigado. Espero que como mãe estas linhas te possam ajudar no futuro.

lee disse...

Muito obrigada pedro:)

PATINSLOVER disse...

Passo todos os dias por cá.

Gosto do teu blog e do que tu cá escreves.

Idem para a Liliana, que tem lá umas fotos espectaculares.

Um abraço para todos.

PATINSLOVER disse...

Mais umas propostas:

12 - Dar uma alimentação equilibrada aos seus filhos.

13 - Chamar à atenção dos filhos, para a importância de dormir bem antes dos jogos.

"Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer".

14 - Informar o treinador de algum problema que os seus filhos tenham, para que o treinador possa compreender melhor a eventual baixa de forma dos jovens. (Quer seja nos treinos ou nos jogos)

Anónimo disse...

Mané:
Não tens nada que agradecer, pois estás mesmo de PARABÉNS!...
Claro que estas linhas me irão ajudar muito.
Como mãe gosto de ler tudo que me possa ajudar como lidar da melhor forma em relação a tudo que diga respeito aos meus filhos.
Obrigada pelo teu contributo.
Fernanda

lee disse...

estou a ver q esta postagem acerca dos pais sortiu mesmo efeito. estou certa q se continuares a dar boas "dicas" a todos os intervenientes no treino desportivo mais e mais comentários terás. vamos lá continuar. já agora vai outra sugestão, q tal escrever sobre a opinião que os jovens têm acerca da influência dos pais no seu desenvolvimento desportivo. era giro contrastarmos as percepções de uns e outros. mas tlv seja complicado. olha aí está um optimo tema para um artigo ou quem sabe uma comunicação. tens a amostra ao teu dispor é só apostar:)

Francisco Mendes disse...

muito obrigado a todos.

Pedro,
Concordo plenamente com os pontos que acrescentas... assim vale a pena continuar a crescer...

Fenanda,
Acredito no que dizes e acho que fazes muito bem. Hoje em dia quanto mais informados estivermos melhor práticas poderemos ter. Continua assim que depois os meninos, mais tarde, agradecem.

Lilas,
É um desafio...

Anónimo disse...

no seguimento da cronica anterior só posso dizer , maravilhoso.
Tenho um filho que joga na acrsc santa cita e eu sempre lhe disse,que para ganhar ou perder jogos, primeiro temos que treinar, e depois aprender,e temos que ensinar as crianças que perder faz parte do jogo,que no fim temos que ter a mesma que no inicio do jogo.que no desporto não há inimigos mas sim adversários, que nos merecem respeito quer ganhem ou percam.
e nas derrotas aprendemos mais do que com as vitórias.

continua.

ernani batista

Francisco Mendes disse...

caro ernani, pelo que tem escrito nos blogs e por este comentário não tenho a menor dúvida que está a prestar uma boa educação ao seu filho (como a nós que o lemos), e se o seu menino não se tornar num jogador fora de série, com toda a certeza que será um Grande Homem.
Obrigado por ter deixado a impressão de um pai..